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Andamos no caminhão autônomo de R$ 700 mil da Mercedes feito no Brasil


Carros autônomos ainda estão longe de ganhar as ruas no mundo inteiro. Mesmo assim, a tecnologia de condução sem motorista evolui a passos largos, inclusive nos caminhões. Prova disso é que os primeiros pesados autônomos já estão trabalhando duro no interior de São Paulo.

UOL Carros foi até Lençóis Paulista para andar em um Axor 3131 profundamente modificado para transitar em meio a plantações e, especialmente, poder rodar de forma autônoma.

A tecnologia é do nível 2, que exige a presença de um motorista na cabine para intervir na direção em qualquer eventualidade.

Porém, dependendo da aplicação, a Grunner diz que é possível acompanhar a atividade por telas a uma distância de 2 a 4 quilômetros, uma vez que o equipamento trabalha por meio de coordenadas de GPS. Neste caso, o operador consegue controlar o veículo por meio de um joystick.

Com peso bruto total de 31 toneladas e 310 cv de fábrica, o Axor recebe mais de 20 modificações antes de pegar no batente.

Os eixos recebem bitolas mais largas (a distância entre elas é de 3 metros, suficiente para não esmagar as mudas nas plantações) e gigantescos pneus de uso misto, que trabalham em conjunto com o sistema de tração para impedir que o caminhão atole.

Várias peças do Axor, como faróis e lanternas, recebem grades de proteção para não serem danificadas durante o trabalho. Atrás da cabine, o escapamento recebe um isolamento especial para evitar que o calor cause um incêndio no meio de um canavial.

Mas a modificação mais complexa é a instalação do sistema de condução autônoma de nível 2, o que, na prática, significa que o veículo ainda precisa de um motorista para iniciar o movimento e assumir o controle da direção em determinadas situações.

Fonte: www.uol.com.br/carros/noticias/


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